Selecione o idioma

Publicada em

Foz é o terceiro destino brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros

sALTO BOSETTI - ARGENTINA

O Estudo de Demanda Turística, divulgado pelo Ministério do Turismo apontou que Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros a lazer no Brasil. O destino também é destaque na preferência de viajantes em busca de negócios e eventos no país. Participaram da pesquisa mais de 37 mil turistas internacionais em 15 aeroportos e 10 fronteiras em 2016.

No estudo, 13,2% dos entrevistados relataram que vieram ao Brasil para conhecer Foz do Iguaçu, que ficou atrás apenas de Rio de Janeiro (32,2% da preferência dos viajantes estrangeiros) e Florianópolis (17,9%).

Na área de negócios e eventos, Foz é uma das duas cidades não capitais que aparece na pesquisa do Ministério do Turismo e ocupa a 4ª colocação no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), como uma das cidades que mais recebeu eventos internacionais em 2016.

O turismo de “sol e praia” continua sendo o principal atrativo da vinda ao Brasil, responsável por 68,8% da motivação das viagens a lazer. Já 16,6% dos estrangeiros buscavam natureza, ecoturismo ou aventura em sua experiência em nosso país e 9,7% citaram o turismo cultural com principal motivo da escolha pelo país. Os entrevistados também destacaram como motivação a visitas a amigos e parentes (21%) e negócios, eventos e convenções (18,7 %).

Hotéis têm 77% de ocupação nas férias

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, formada por 176 meios de hospedagem e 27,5 mil leitos, terá boa ocupação durante as férias de julho. Pesquisa realizada pelo Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) revela que 77% dos leitos disponíveis na cidade estão reservados para o período.

O levantamento indica equilíbrio entre as categorias. Os estabelecimentos cinco estrelas estão com 78,6% dos apartamentos “vendidos”; já os três estrelas registram média de 78%. A amostra aponta ainda média de 76,4% entre os quatro estrelas e 75,8% entre os hotéis duas estrelas.

Como de praxe, as férias de julho têm alto índice de hóspedes estrangeiros, em especial de argentinos. Este ano os brasileiros são responsáveis por 55% das reservas. Já os turistas de outras nacionalidades fizeram 45% dos pedidos antecipados por apartamentos até a data da pesquisa (feita no começo deste mês).

(Com informações de Foz Destino do Mundo e Sindhotéis)

« Voltar para Home