Selecione o idioma

Publicada em

Festival das Cataratas recebe Selo Sesi ODS 2017

1

Pelo segundo ano consecutivo, a De Angeli, empresa responsável pela organização do Festival das Cataratas, recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A solenidade de entrega ocorreu durante o Congresso Sesi ODS 2017, que foi realizado até a noite desta terça-feira (17), em Curitiba (PR).

O principal objetivo do Selo é reconhecer boas práticas que visem o alcance dos ODS e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do terceiro setor de todo o Estado do Paraná. Em relação ao Festival, a certificação é um reconhecimento às ações de responsabilidade socioambiental promovidas no âmbito do evento, um dos quatro maiores do turismo nacional.

Pelo menos cinco dos 17 ODS tem ligação direta com o Festival: Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17). “Sempre buscamos em nossas ações contribuir na implementação destas metas tão importantes para o nosso planeta”, destacou Elaine da Luz, assistente de Processos da De Angeli.

O Festival das Cataratas é certificado com o Selo Sustentável da Destino Verde e é focado na utilização racional dos recursos naturais. As emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE de suas atividades, por exemplo, são compensadas pelo plantio de mudas de árvores nativas da região em uma área de preservação permanente nas proximidades do Corredor da Biodiversidade Santa Maria, que liga o Parque Nacional do Iguaçu à faixa de reserva florestal da Itaipu Binacional. Essa preocupação ambiental rendeu ao Festival ainda o Selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas em 2013, e, em 2015, o Selo Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Outro ideal dos organizadores é a geração de negócios sustentáveis por meio da Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, um dos eventos complementares. “Com isso, o nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a nossa cadeia produtiva regional e inserir os produtos e serviços sustentáveis do turismo de base comunitária no mercado turístico”, explica Renata Sakamoto, responsável pela parte de gestão de projetos no Festival.

Dentre outras ações de responsabilidade socioambiental, destaca-se também a confecção de materiais gráficos e folheteria com materiais reciclados, além das bolsas fabricadas com garrafas pet e a entrega aos participantes de sementes de árvores nativas da região.

O Festival ainda gera empregos diretos e indiretos, e aumento da renda para a comunidade local e região, além de oferecer a opção de entrada gratuita da população regional na Feira de Turismo e Negócios, um verdadeiro recorte sobre o que há de melhor em serviços e produtos turísticos de toda a América do Sul.

Foz do Iguaçu

Da esquerda para a direta, Renann Ferreira (Guarda Mirim), Ligia Neves (Itaipu Binacional), Renata Sakamoto (Festival das Cataratas), Fernanda Fedrigo (Instituto Polo Iguassu), Elaine da Luz (Festival das Cataratas), Alex Thomazi (Aldeias Infantis SOS Brasil)  e Bruno Oliveira (Aldeias Infantis SOS Brasil). Foto: Luiz Felipe Miretzki

Da esquerda para a direta, Renann Ferreira (Guarda Mirim), Ligia Neves (Itaipu Binacional), Renata Sakamoto (Festival das Cataratas), Fernanda Fedrigo (Instituto Polo Iguassu), Elaine da Luz (Festival das Cataratas), Alex Thomazi (Aldeias Infantis SOS Brasil) e Bruno Oliveira (Aldeias Infantis SOS Brasil). Foto: Luiz Felipe Miretzki

Além da De Angeli, outras instituições de Foz do Iguaçu também receberam o Selo ODS 2017 nesta terça-feira (17): Guarda Mirim, Itaipu Binacional, Instituto Polo Iguassu e Aldeias Infantis SOS Brasil.

Durante o congresso, foram discutidos projetos e ações desenvolvidas para atender a Agenda 2030 da ONU, que estabelece 169 metas em 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 193 países, incluindo o Brasil, membros da ONU adotaram os ODS em 2015 com o compromisso de desenvolver ações para alcançá-los em 15 anos.

« Voltar para Home